Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Raphael Guzzo (Benfica)


Com a camisa 8 de Portugal

Liédson, Pepe e Deco são alguns dos brasileiros que já jogaram pela seleção de Portugal. E não é apenas no profissional que existem esses casos. Na base há outro nome trilhando este caminho. Convocado pela seleção sub-16, no mês passado, Raphael Guzzo mora há vários anos em terras lusitanas e é um dos destaques da base do Benfica.

Diferente do jogadores supracitados, Guzzo nunca jogou por nenhum time no Brasil. Nasceu em São Paulo, e foi ainda bebê para Portugal. A família do pai, parte é de Americana, e da mãe, parte é de Santo André.

O início de carreira do atleta foi jogando num pequeno clube chamado Flaviense. Atuou por dois anos, dos oito até os 10. Até que parou para se dedicar apenas ao tênis. Ficou um ano e meio sem jogar até voltar para atuar no GD Chaves, principal clube da cidade onde vive. No primeiro ano pelo clube local, foi chamado para participar de uma captação no Benfica.

Guzzo se saiu muito bem no treino, e logo o pessoal do clube queria que o atleta ficasse, porém o jovem achava que ainda não estava preparado e que era muito cedo. Depois de uma temporada que o atleta voltou e se apresentou aos Encarnados.

Há muito tempo vivendo em Portugal, a convocação para a Seleção era apenas uma questão de tempo. A primeira foi em novembro do ano passado. Hoje, já supera 15 internacionalizações, tendo marcado, inclusive um "golo". Já participou de torneios importantes na França, Inglaterra e Áustria.

Meio campista versátil, joga em qualquer posição. Já atuou como médio defensivo, porém gosta de jogar mais a frente, atrás dos atacantes servindo com assistências e armando o jogo ofensivo. Tem bom passe, visão de jogo e inteligência.


Desde os treze anos no Seixal, hoje nos juvenis, já foi campeão nacional sub-15, campeão distrital sub-16, e na última temporada foi campeão com o sub-17, estando no primeiro ano, mas não participou efetivamente. Jogou apenas um jogo. Na sua categoria há outro brasileiro, chamado John. Nesta "época", Guzzo jogou seis vezes e marcou quatro gols.

Nome: Raphael Gregório Guzzo
Posição: meia
Clube: Benfica (POR)
Data de nascimento: / /95

vídeo: Guzzo, com a 8, em amistoso contra a Inglaterra sub-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário